terça-feira, 2 de novembro de 2010

Paisagens Sonhadas

Estes trabalhos nasceram em 2007, quando finalmente pude me dedicar, integralmente, ao meu fazer artístico.
Como todo artista, sou muito irrequieta. Tenho a necessidade de experimentar novas linguagens, busco me expressar fora do convencional, de forma autêntica, pessoal. Acredito que isso seja fruto de experiências acumuladas durante esse longo tempo.
Mergulhei profundamente no meu íntimo e extrai trabalhos feitos com o coração, e alimentados pela minha memória afetiva.
Meu processo criativo começa com a preparação do suporte que escolhi, num trabalho artesanal. Ao invés do papel, a tela, na qual mesclo tinta acrílica com bico de pena e nanquim, numa feitura minuciosa e apurada. Por isso este trabalho é uma pintura/desenho.
Conservei o desenho como parte fundamental de minha obra, desenvolvi uma solução estética contemporânea na qual se observam também referências a vários movimentos da história da arte, como a pop arte, o geometrismo, o barroco, o surrealismo, o abstrato, e outros mais.
São paisagens sonhadas, em preto e branco, pessoais e cheias de esperanças.
Elas são o começo de tudo. Aliás, já conviviam comigo há muito tempo e eu não notava, ou talvez não desse a devida atenção. Pois bem, ao sair da ideia para a execução é que vi o quanto elas me tocavam, eram expressivas e verdadeiras, fluíam de um jeito visceral e calmo.
Além disso, retomei as pinturas em azulejos, que me causaram um verdadeiro prazer, e uma grande surpresa pelo que pude extrair da técnica do fogo.

Lígia Aguiar

Um comentário:

  1. Oi, Lígia, demorei pra chegar, mas gostei do que vi. Parabéns pelo traço, riquíssimo! E o cabeçalho animado ficou realmente massa. Que viva a arte!!!

    ResponderExcluir